10 dicas de organização e produtividade

Organização e produtividade andam lado a lado todos os dias com a gente. Nós não conseguimos ter um dia produtivo se ficarmos procrastinando, enrolando mais e mais para cumprir com as responsabilidades, não é?

Por isso, hoje vim dar 10 dicas de organização que procuro sempre usar no meu dia a dia, e espero que ajude vocês também! No meu Pinterest você encontra mais algumas dicas também.

Deixe um comentário dando mais dicas de organização e me diga se as minhas funcionaram para você!

kit limpo

1. Faça listas: basicamente para tudo; seja sua rotina, tarefas específicas que você precisa fazer no seu dia a dia. Organize tudo! Há várias formas de fazer to-do lists e várias ferramentas para isso. A mais legal que tenho usado automaticamente é a Do It (Tomorrow) para coisas que tenho que fazer na frente do computador e meu planner para o dia a dia. Disponível também para celular.

2. Não adie compromissos e datas de entregas: uma coisa que me ajuda muito, principalmente na universidade, é anotar as datas limites para entrega de atividades (chamadas due dates) pelo menos dois dias antes da combinada. Também tento não enrolar para agendar consultas médicas ou aquela saidinha para resolver tudo em um dia só!

3. Anote tudo: seja em uma agenda, um planner, ou um caderno de organização. O importante é você anotar. Fazendo isso, você consegue ter uma visão de como será seu dia, sua semana, seu mês, quando terá uma folguinha para por as séries em dia, e muito mais! Você aprende, dessa forma, a utilizar seu tempo melhor, e não perde tempo tentando lembrar o que tem que ser feito.

4. Organize-se financeiramente: gastos financeiros, particularmente, são um problema enorme! Recentemente mudei de emprego, o que significou receber bem abaixo do esperado. Imprevistos, como ter que almoçar na rua, ou porque algo quebrou e preciso consertar, foram coisas que aconteceram bastante comigo recentemente. Mas nem por isso desanimo e acredito que agora consigo me estabilizar melhor! Minha dica é anotar todos os gastos picados do seu dia a dia, seja no cartão, em dinheiro ou débito. Para essas anotações eu uso o app Post-It Plus, mas para organizar tudo realmente, eu uso a planilha de controle financeiro da Fran, do Morando Sozinha. Outra coisa que ajuda muito: pague todas as suas contas assim que receber o pagamento. Isso evita que você aja por impulso e acabe gastando dinheiro para pagar aquela conta que vence só dia 20.

5. Desapegue: seja de cadernos antigos, bibelôs, cartinhas do ensino médio, roupas, sapatos, acessórios. Separe o que acha que pode vender em um brechó ou até em lojinhas de e-commerce, como o Enjoei ou o OLX, e doe o resto, ou jogue fora mesmo. Muitas vezes menos é mais, e pode apostar que você vai se sentir mais leve depois dessa limpeza! Aliás, já ouviu falar do Armário Cápsula? Pode ajudar muito na organização das ruas roupas.

6. Faça uma caça aos produtos vencidos e jogue tudo fora: remédios, maquiagens, adstringentes, cremes hidratantes, e até aquele chocolate esquecido na gaveta desde 2012.

7. Tenha um arquivo pessoal: use uma pasta AZ (ou pasta arquivo, pasta office ou ofício) e sacos plásticos para as divisórias, uma pasta sanfonada grande de 12 divisórias ou um arquivo pequeno para pastas suspensas. Faça as divisões conforme suas necessidades e evite acumular papéis desnecessários, e digitalize tudo que puder (o Evernote permite isso!). Por exemplo: documentos pessoais, documentos da universidade, documentos de banco, e por aí vai. A pasta de 12 divisórias pequena é excelente para organizar suas contas e não deixar você perder nenhuma data! Apenas atente-se àqueles boletos que você recebe no seu e-mail e que não vem para a sua casa.

8. Use a tecnologia ao seus favor: naqueles minutinhos antes de dormir, entre na loja de aplicativos e pesquise muito nas sessões de produtividade e finanças. Você encontrará apps incríveis.

9. A Técnica de Pomodoro: selecione uma tarefa grande que você deseja realizar (ex: varrer e passar pano em toda a casa) ou um grupo de tarefas menores (ex: responder e-mails, salvar arquivos da universidade, atualizar seu planner), selecione 25 minutos no timer do seu celular e não pare! Faça tudo sem interrupções, e isso significa não mexer no celular ou dar “aquela” atualizada no Facebook. Assim que acabar o tempo, use 5 minutos para se distrair e volte ao Pomodoro de 25 minutos outra vez.

10. Faça um plano de estudos: se você está no ensino médio ou na graduação, sabe, bem lá no fundo, mesmo que não o faça, que um plano de estudos é mais do que essencial. Justamente para evitar aquele acúmulo de leitura, de xerox, de atividades a serem entregues, não é? Eu sei que estamos em abril e você já está assim! Por isso, estipule períodos para estudar e o que você irá estudar. Tente cumprir a meta à risca, e, no fim, dê uma recompensa a si mesmo por isso!

Espero que essas dicas ajudem vocês! 😉

beijo,
Dani.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s